Humanitas Brazil-Ukraine Brotherhood – Respect – Unity – Action, Humanitas Бразилія-Україна Братерство – Повага – Сполука – Дія, Humanitas Brasil-Ucrânia Fraternidade – Respeito – União – Ação
Passados mais de dois meses e meio do início dos ataques à Ucrânia pela Rússia, que começou em 24 de fevereiro, e quase dois meses após a chegada dos primeiros ucranianos refugiados ao Brasil, o número de pessoas dessa nacionalidade que buscaram o país para fugir da guerra ainda é incerto, por conta da forma como é registrada sua entrada e pelos status que recebem.
Segundo dados da Polícia Federal, até o momento há 194 registros para o território nacional de ingresso de indivíduos ucranianos, sendo que 137 se referem a pedidos de autorização de residência; 42 a vistos humanitários com autorização de residência; e 15 para solicitação de refúgio. Provenientes das mais diversas regiões daquele país, 15 deles vêm da capital Kiev; 11 de Donetsk; 9 de Kharkiv; 7 de Krasnoarmiisk; e 6 tanto de Kherson quanto de Poltava. Do total de registros até o momento pela PF, 72 tiveram o Paraná como endereço final escolhido, seguidos de 67 em São Paulo, 13 no Distrito Federal e 11 na Bahia.
No entanto, a Polícia Federal também aponta que há 1.181 apátridas provenientes daquele país, um status que comumente designa pessoas que não têm sua nacionalidade reconhecida por nenhum país. Estes imigrantes têm até 90 dias após o ingresso no país para iniciar o processo de reconhecimento de sua condição, segundo as leis brasileiras.
Confira a matéria completa no link abaixo